quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resumo: 2 Capitulo (Cinco Minutos)

     Já se passará quinze dias que ela a tinha visto, muitas vezes ela havia pegado o mesmo ônibus das sete para tentar saber algo sobre esta dama mais em vão. Então ele foi ah um baile a procurando por toda parte, mas o ovem não tinha pista de como ela era não sabia ao menos se era bela ou feia. Mas pelo seu perfume julgava, maravilhosa.Neste mesmo baile ela a encontrou mas só conseguiu ouvir as palavras 
     - Não me esqueça...
    Pelo pouco que conhecia de sua amada supos então que ela gostasse de teatros e      certamente lá ele encontrou o pequeno chapei de palha com o lenço preto que cobria seu rosto naquele primeiro dia. E então levemente e suavemente ele falou:
     -Não me esquecerei
     Ele aguardava a maior fidelidade mas ela o recebeu friamente. Então em mera decepção e raiva disse que compreendia tudo agora e que seus misterios não passavam de sumbarias sem noção e que depois contaria para suas amigas e então seria ele uma vitima de seus encantos.
     Ele  não sabia oque fazer se chorava ou se corria atras dela, pois ela tinha suplicado ah ele de tal maneira que o deixou sem ação. 
Passou uma noite então em vigília e fazendo suposições.  

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resumo: 1 capitulo (Cinco minutos)

     Oque pode ser fazer em cinco minutos? muitos diriam que nada, porém foi estes míseros cinco minutos que fez um rapaz perder um ônibus e consequente mente conhecer o amor da vida dele.
     O rapaz ficou lá esperando até o próximo ônibus passar e lá estava uma jovem mulher sentada no fundo com o rosto coberto por um veu preto, ela se afastou dando lhe lugar e ele se sentou ao lado dela. Lá pequenos gestos de carinho e amor foram compartilhado ele por entanto se deixou levar dando a um beijo no rosto fazendo a dar um pulo e gritar. O rapaz ameaçou de sair porém sua suave mãozinha o pucho de volta. Mais do mesmo jeito que ela rapidamente entrou na vida dele ela saiu pela porta do ônibus e ali ficou o pobre rapaz sem ele saber ao menos o seu nome.  

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sobre nosso querido livro

      Somos introduzidos a este livro com as certas inscrições em seu verso: "Cinco minutos de atraso provocam a perda de um ônibus e o encontro de uma paixão. E cinco anos de muito trabalho são necessários para regenerar o casamento de Jorge com a mulher a quem deixara "viúva"..."  Isso nos deixa com uma certa curiosidade a respeito desse belo livro.
      Posso disser com muito convicção meu caro leitor que não julgais um livro por sua capa ou muito menos por sua pequena inscrição em seu verso, a muito mais ao livro do que se parece. Uma mistura de emoções e sentimentos que vos aguardam a medida que se interessa por está leitura.
      Em “Cinco Minutos”, o primeiro romance do escritor, relata sobre a história de amor entre dois jovens. O cenário é o Rio de Janeiro, capital do Brasil da época em que o livro foi escrito. A história envolve o leitor já no começo, pois o rapaz conhece sua amada por uma causa de cinco minutos, sim  por um pequeno atraso de cinco minutos, ele perde o ônibus e avista aquela pequena que seria seu amor transformador.
      Agora o livro“A Viuvinha” não se distancia do padrão de pensamento de “Cinco Minutos”: também tem como cenário o Rio de Janeiro. Ele relata sobre um romance cheio de aventuras que ocorreu entre dois jovens, Jorge e Carolina.

domingo, 28 de outubro de 2012

Conhecendo José de Alancar

José Martiniano de Alancar nasceu em Mecejana, perto de Fortaleza, Ceará, no ano de 1829 no 1° de Maio. Foi depois então para o Rio de Janeiro com a família, porem ingressou na faculdade de direito do Largo de São Francisco, São Paulo e depois foi para Olinda e de volta para São Paulo. Iniciou no Rio sua colaboração no Correio Mercantil onde começa a escrever seus livros de romantismo.
Tornou-se um grande escritor de ficção do nosso romantismo, Alencar escreveu livros que focalizavam os mais diversos aspectos como o litoral e o sertão.