sábado, 10 de novembro de 2012

Resumo completo do livro "A Viuvinha"

  A história conta sobre um menino órfão, chamado Jorge, que depois de crescidinho vendeu toda a sua herança e resolveu ficar no bem bom, sem se preocupar com compromissos e etc. Mas chegou o momento que ele percebeu que estava só, nada disso valia à pena. Então um certo dia resolveu ir à missa, depois de ouvir as badaladas do sino da igreja.
  Foi bom, pois conheceu uma bela moça, e decide segui-la até em casa. Dois meses depois vem o casamento de Jorge com Carolina, mais junto vem a terrível notícia, que Jorge estava falido.
  Ele se arrepende de  tudo que fez, e pensa até em desistir do casamento. Mas achou que deixar sua noiva à beira do altar não seria a melhor opção. Ele se casa, mais a deixa na mesma noite, fugindo para algum beco escuro, onde possam ouvi-lo. Então pessoas ouvem dois disparos, quando chegam para ver se deparam com um corpo desfigurado, e no bolso do casaco um bilhete pedindo que poupassem a dor de entes queridos, enterrando o corpo sem que soubessem.
  Mas na verdade ele não se suicidara, ele voltaria dali a alguns anos de uma viagem, como um negociante chamado Carlos. Ele reencontra sua a mada e a observa de longe. Também procura por Sr.Almeida para explicar seu sumiço e também para pagar suas dívidas.
  Ele descobre que Caroline é conhecida como "Viuvinha". Manda uma carta para ela, solicitando um encontro. Ela hesita pela, memória de seu marido, mais no final aceita. Ela o deseja mais não o assume, pois ainda ama Jorge. Não resistindo ao seu amor por Caroline, ele resolve abrir o jogo e a conta tudo. Ele a abraça e beija, e celebram sua primeira noite de núpcias.
  Mais o problema é Dona Maria, mãe de Caroline, como iria acreditar que Carlos seria realmente Jorge. Sr.Almeida conta-a toda a verdade, mais ela não pode acreditar. Quando vê pela primeira vez Caroline de braços dados com "Carlos" ela desfalece. Bem, depois da verdade estar esclarecida, Jorge e Caroline vão morar em uma fazenda nos arredores da cidade, e levam Dona Maria, já idosa, para morar com eles. Sr.Almeida, também já idoso e sedento de tranquilidade, ele se muda para a Europa e faz um testamento deixando tudo para o filho do casal.  
 

8 comentários: